segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Hora da história!

O conte mais esse ano encerra a sua missão com mais uma linda história de valores educacionais enormes, essa historinha se chama....

                                                       A Dona Ratinha!

Era uma vez uma ratinha muito delicada, de muito bons modos que, ao varrer a casa, encontrou no chão uma moedinha de ouro. A ratinha ficou muito contente com a moedinha.
                “Vou comprar pé-de-moleque e cocada”, - pensou. “Vou comprar também um belo laço de fita. Com  um laço na cabeça, ficarei  linda!
                Comprou a fita, colocou no cabelo e olhou-se no espelho:
                - Como estou linda! -Falou a ratinha.
                Seu burro, passando por ali, achou Dona Ratinha tão linda com o laço de fita, que trouxe um bolo muito gostoso.
                E, ao chegar à casa dela, Seu Burro, muito sem modos, foi empurrando a porta com força e perguntou-lhe:
                -quer casar comigo, Dona Ratinha! Hirro!...
                E zurrou tão forte e fez um barulho tão grande com as patas no chão, que dona Ratinha fugiu assustada e respondeu de longe:
                - Ai, seu burro, não quero não!  Ninguém precisa falar gritando deste jeito. Eu até me assustei.
                Então, Seu Burro, tristemente, foi-se embora.
                Seu cachorro também passou pela casa de Dona Ratinha e achou-a tão linda com o laço de fita no cabelo, que lhe trouxe um vidro de perfume.
                E, ao chegar, Seu Cachorro pulou em cima das cadeiras com os pés sujos e perguntou a ela:
                -Quer se casar comigo, Dona Ratinha? Au, au!
                E latiu tão forte, sujou tanto as cadeiras de Dona Ratinha, que ela fugiu assustada e respondeu de longe:
                -Ui! Que susto, Seu Cachorro! O senhor late muito forte! O senhor poderia latir mais baixinho, pois fiquei com os ouvidos doendo. Não quero casar com o senhor, não!
                Seu Cachorro, tristemente, foi-se embora.
                Seu Pato achou Dona Ratinha tão linda com o laço de fita, que lhe trouxe um bolo todo enfeitado. E, ao chegar à cada de Dona  Ratinha, meteu o dedo no bolo e lambeu a mão; meteu o dedo de novo no bolo e lambeu. Na hora de cortar o bolo, ele foi o primeiro a se servir e comeu quase tudo, não deixando quase nada para Dona Ratinha.
                No meio da conversa, Seu Pato perguntou a Dona Ratinha:
                - Quer se casar comigo, dona Ratinha? Quá, quá?
                E grasnou tão forte e lambuzou-se tanto de doce, que Dona Ratinha fugiu assustada e respondeu de longe:
                - Ai, Seu Pato, não quero não! O senhor fala muito forte. Eu não estou acostumada com esta voz tão alta assim. O senhor deveria conversar um pouquinho mais baixo.
                Seu Pato, então, foi embora muito triste.
                Seu  Ratinho achou Dona Ratinha muito linda com o laço de fita e lhe trouxe um lindo ramo de flores.
                Ao chegar à casa de Dona Ratinha, Seu ratinho bateu palmas e chamou:
                - Dona Ratinha! Posso entrar?
                Dona Ratinha veio chegando, abriu-lhe a porta e mandou-o entrar.
                Seu Ratinho limpou os pés, cumprimentou Dona Ratinha, entregou-lhe o ramo de flores. Conversou um bocado com ela e cada vez achava-a mais bonita. Num dado momento, Seu Ratinho chegou perto de Dona Ratinha e lhe perguntou com voz delicada:
                - Quer se casar comigo, Dona Ratinha? Qui, qui...
                O Ratinho era tão educado, tinha bons modos e sua voz era doce  e carinhosa, que Dona Ratinha, toda feliz, lhe respondeu:
                - Quero, sim Ratinho! Com você eu me caso.
E os dois se casaram e foram muito felizes.

Nenhum comentário: